sexta-feira, 26 de novembro de 2010

CONCURSO «Quem Conta um Conto... Acrescenta Um Ponto»

Este é outro concurso promovido pelo Plano Nacional de Leitura, dirigido a ti, que andas no 5º ou 6º ano.

Poderás ler um ou mais livros de vários títulos, de uma colecção publicada pelo jornal O Sol, em que irás conhecer grandes obras de escritores portugueses muito importantes, adaptados à tua idade. Depois, terás de escolher um deles e inventar um conto, dando continuidade ao livro que leste.
Consulta o regulamento do concurso, afixado na nossa biblioteca e pede ajuda, se tiveres dificuldades. Os professores de Língua Portuguesa também darão uma ajuda.

Concorre, pois os prémios são mesmo aliciantes! E os livros são muito interessantes!

Boa leitura e imaginação q.b.!

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Mais uma vez o Agrupamento de Escolas de Sátão está a promover  o Concurso Nacional de Leitura. Este irá decorrer em três fases:
1.ª Fase - Provas nas Escolas - Realização do concurso nas escolas - De 25 de Outubro a 14 de Janeiro de 2011
2.ª Fase - Provas Distritais - Bibliotecas Públicas - Março e Abril
3.ª Fase - Provas Finais - Maio de 2011.
            Já foram escolhidas as obras a serem lidas e que servirão para a prova de selecção dos alunos que decorrerá no dia 5 de Janeiro nas seguintes escolas do Agrupamento: Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, Escola Básica Ferreira Lapa e Escola Básica Integrada de Ferreira de Aves.
            As obras seleccionadas são:
            - 3.º ciclo - "Cântico de Natal" de Charles Dickens e "Peregrinação de Fernão Mendes Pinto", adaptação de Aquilino Ribeiro.
            - Secundário - "Crónica de uma morte anunciada" de Gabriel Garcia Márquez e "Histórias policiais" de Ana Teresa Pereira.
            Os livros estão a ser adquiridos e serão disponibilizados nas bibliotecas escolares, em breve.
            Inscreve-te junto do teu (tua) professor(a) de Português ou na respectiva biblioteca.
            Participa e poderás ser tu o seleccionado para representar o Agrupamento na fase distrital.
            Desejamos a todos  muitas e boas leituras.
A Professora Bibliotecária, Isabel Carvalho

terça-feira, 23 de novembro de 2010

FESTA DO DESPORTO ESCOLAR 2010

Só para vos comunicar que o vosso/nosso Professor Salomão Carvalho deslocou-se na passada sexta-feira, dia 12 de Novembro à cidade de Torres Vedras, em nome dos alunos do Agrupamento de Escolas de Sátão para receber o PRÉMIO "DESPORTO ADAPTADO", pelo seu excepcional comportamento e desempenho nas actividades do Desporto Escolar na Modalidade BOCCIA.

PARABÉNS, Alunos!

PARABÉNS, Professor Salomão!

sábado, 20 de novembro de 2010

Big 6 - Modelo de Pesquisa de Informação

Ao longo da tua vida escolar, uma das tarefas mais importantes com que te vais deparar é a realização de trabalhos. Ora isto muitas vezes levanta vários problemas. Como e por onde começar? Onde encontrar a informação necessária? O que fazer com essa informação? Como organizar e apresentar a informação? Com este guia vamos ensinar-te a resolveres os problemas de informação, utilizando um modelo em seis etapas, que normalmente se designa de Modelo Big 6 (as seis grandes).

O Modelo Big 6 organiza-se em seis etapas:
1. Definição da tarefa a realizar
2 . Estratégias de pesquisa de informação
3. Localização e acesso
4. Utilização da informação
5. Síntese
6. Avaliação

Vamos ver o que deves fazer em cada uma:
Etapa 1- Definição da tarefa:
O teu primeiro contacto com o trabalho deverá ser o tema que o professor ou tu próprio definiram para o trabalho. E aqui coloca-se a primeira importante questão. Será que percebes exactamente aquilo que o professor pretende com o trabalho? O tema está claramente definido e ao alcance das tuas capacidades?
Dica: Não escolhas um tema muito vasto. Mesmo que o tema seja geral, procura tratá-lo de forma a reduzires o âmbito da pesquisa. Ex.: em vez de um trabalho sobre a poluição, escolhe um trabalho sobre um determinado tipo de poluição, e, se possível, restringe o seu âmbito geográfico à tua freguesia ou à tua vila.

Etapa 2 – Estratégias de pesquisa da informação:
Depois de saberes com precisão qual é o tema a pesquisar, o passo seguinte é determinares de que tipo de informações precisas para esse tema.
Deverás estabelecer um plano de trabalho e definir o tempo máximo para completar cada um dos passos.
A segunda etapa consiste em descobrires onde deves procurar informação para o tema e quais as melhores fontes de informação ao teu dispor. É tempo de perguntares:
Como e onde devo procurar?
Quais são as fontes de informação disponíveis?
Quais são as melhores?
Quais são os métodos alternativos de obter informação?
Na biblioteca da escola podem ajudar-te a definir uma estratégia de pesquisa, indicando-te os sítios onde podes encontrar informações sobre o tema do teu trabalho. Não te esqueças de que, além da Internet, tens disponíveis os livros da biblioteca, enciclopédias, manuais, jornais, revistas, etc. Aprende a identificar para cada tema a fonte de informação que te poderá ser mais útil. Tenta encontrar um conjunto de palavras-chave para usares na tua pesquisa.

Etapa 3 – Localização e acesso:
Com esta etapa inicia-se a investigação, pondo em prática as estratégias definidas na etapa anterior. Aqui vais fazer uso de ferramentas de pesquisa, seja no catálogo da biblioteca, seja na Internet. Utiliza as palavras-chave que estabeleceste na etapa anterior. Aprende a fazer buscas significativas, para não perderes muito tempo…
Dica: Podes também pedir ajuda aos professores ou às assistentes operacionais que estiverem na Biblioteca.

Etapa 4 – Utilização da informação:
Depois de localizares e acederes a uma fonte de informação, deves ler, visualizar, ouvir e interagir com a informação disponível e decidir que aspectos são úteis para o teu trabalho.
Deverás extrair a informação necessária tomando notas, fazendo resumos, preenchendo uma grelha, fazendo um esquema ou um gráfico, registando numa base de dados, etc. Deverás descartar o que não é relevante.
Dica: À medida que vais tomando notas, não te esqueças de ires referenciando o autor dessa informação, para depois a incluíres na bibliografia. Terás de consultar o guia que te ensina a fazer correctamente citações e bibliografias.

Etapa 5 – Síntese: Como organizar?
Esta etapa envolve a aplicação de todas as informações consideradas necessárias para resolver a tarefa definida na primeira etapa.
Deverás proceder à reestruturação e reorganização da informação dentro de uma nova e diferente forma. Não te limites a reproduzir o que leste ou o que copiaste da Internet. Para o professor tem muito mais valor as tuas opiniões e conclusões, bem fundamentadas na informação que reuniste, do que simplesmente apresentares uma cópia do que outros fizeram.
O plágio (isto é, utilizar trabalhos feitos por outras pessoas e apresentá-los como se fossem nossos), além de ser desonesto, é punível por lei por violar os direitos de autor. Sempre que no teu trabalho utilizares textos de outras pessoas, deverás colocá-los entre aspas e dizer quem foi o seu autor (através de uma nota de rodapé ou na bibliografia).

Deves depois pensar na forma como vais apresentar o trabalho:
a) Um trabalho escrito?
b) Uma apresentação electrónica?
c) Uma página de Internet?
Escolhe a forma mais adequada de acordo com o tipo de trabalho e a informação reunida, e de acordo com as tuas capacidades. Não te ponhas a “inventar” para não fazeres má figura!
Dica: Na Biblioteca encontras sempre uma assistente operacional ou um professor que te ensinam a apresentar trabalhos sob qualquer uma das formas acima enumeradas.

Etapa 6 – Avaliação:
A última etapa é a da avaliação que tu próprio deves fazer sobre o trabalho realizado.
Então agora tenta encontrar resposta para as seguintes perguntas:
1. A tarefa está completa?
2. Corresponde às expectativas do professor?
3. Poderia ter feito melhor?
4. O que foi que aprendi?
5. Obtive a informação de que se necessitava?
6. A informação que encontrei correspondia às necessidades identificadas na primeira etapa
?

Vês! Agora, sim… Estás pronto(a) para fazer um “brilharete” com o teu trabalho!
E não foi nada complicado!
Bom trabalho!

(Sessões de trabalho orientadas, dinamizadas e exploradas pela Coordenadora da nossa Biblioteca, Professora Isabel Carvalho)

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

História da Menina Castanha

RECEITA PARA UM BOM ALUNO

Ingredientes:
1 escola;
1 aluno;
10 a 12 professores;
material escolar q.b.
9 colheres (sopa) de atenção;
1,5 kg de persistência;
1 litro de trabalhos de casa;
14 dl de estudo;
2 tigelas de organização;
1 mãe exigente.
Custo:
fácil
Tempo de preparação:
1 ano lectivo inteirinho!
Preparação:
Numa escola, espalham-se os professores pelas salas de aula e adiciona-se o aluno com todo o material necessário. Junta-se a atenção, a persistência, os trabalhos de casa, o estudo e a organização e bate se tudo muito bem até obter um creme cheio de curiosidade e sabedoria, sob a supervisão da mãe exigente. Se o aluno ainda tiver dúvidas, coloca-as aos professores. No final de cada período, serve-se um bolo recheado de boas notas e, no final do ano lectivo, um diploma para pertencer ao quadro de excelência.
Alunos do 2.º ciclo do Quadro de Excelência da EBI de Ferreira de Aves – 2009/2010, orientados pela Professora Elisabete Moreira

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A LENDA DE SÃO MARTINHO!...


Toma atenção: Um lapso na escrita da palavra "agasalhar".

Vem aí o São Martinho!...

Como acontece todos os anos, mais uma festa na nossa comunidade: O São Martinho! Mais uma tradição que se celebra em família!
Desafiamos-te, mais uma vez, a ti e à tua turma, à decoração da "Melhor Mesa de São Martinho". Comecem, desde já, a esboçar um projecto para o colocarem em prática e a recolher elementos assinaladores da época. Haverá um júri para o efeito, assim como, um prémio para a mesa que ilustrar "ao vivo" os melhores elementos caracterizadores da quadra.
Partilhem o projecto com os vossos Directores de Turma e com os vossos Professores de EVT e EV, assim como, os nossos habilidosos Assistentes Operacionais.
Participem com garra e criatividade! Mostrem o vosso potencial talentoso e artístico!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Quadros de Honra - Momentos Nossos...Únicos, Emotivos e Merecidos!...


















Desabafos dos alunos do 8.ºH sobre a Cerimónia de Entrega dos Quadros de Honra, no passado dia 27 de Outubro.
Foi muito divertido sentir orgulho pelos nossos colegas homenageados... (Luís Tomás)
... houve emoção e alegria... (Marta Rodrigues)
Senti muito orgulho por haver alunos, na nossa escola, que se esforçaram para obter um lugar no Quadro de Honra, mas ao mesmo tempo, fiquei com pena de não ser eu a estar no lugar deles. (Andreia Raquel)
Espero este ano integrar o Quadro de Honra. Adorei o evento. (Daniel Simões)

Confesso que fiquei um pouco triste... Reconheço que o meu trabalho é pouco. Tenho de me esforçar mais. (Robson)
Eu senti que se estudar, irei também ser recompensado! (Diogo Dias)

O que senti foi que queria estar no lugar deles. Mas não sou capaz... (Isabel Gomes)
Pelo prémio que ofereceram, vale a pena estudar! Os pais ficaram muito contentes. (Luís Inácio)

Senti orgulho de todos, de vê-los receber os prémios. Mas, ao mesmo tempo, fiquei triste com pena de não estar no lugar deles, por isso, vou-me esforçar! (Adriana Rebelo)
Foi uma tarde que vai ficar na história de vida de cada um! Houve alegrias, houve tristezas mas, estas tristezas foram, neste caso, de alegrias. Houve até quem chorasse, mas era de alegria. (Bruno)
Os alunos que não ficaram no Quadro de Honra, como eu, acho que ficamos a pensar... se nos tivessemos esforçado, poderíamos também estar ali. (Graça Morgado)

Foi um momento muito emocionante, para eles e para os pais. (Daniela Mota)
Se tiver boas notas, talvez um dia, eu vá também ficar muito feliz. (Daniel Mota)