segunda-feira, 30 de abril de 2012

Os meninos de Aldeia Nova e Vila Boa visitaram a biblioteca e conheceram «O INCRÍVEL RAPAZ QUE COMIA LIVROS»

     No dia 26 de abril, os meninos e meninas dos Jardins de Infância de Aldeia Nova e Vila Boa vieram visitar a Biblioteca e conheceram «O Incrível Rapaz que comia Livros», escrito e ilustrado por Oliver Jeffers. Perlimpimpim, a história foi assim...



     Foi uma história que os entusiasmou a fazer belas ilustrações para mais tarde recordar. Ainda quiseram mostrar o seu talento e representar as aventuras e desventuras deste rapaz, o Henrique, que gostava imenso de livros, mas em vez de os ler...D E V O R A V A - O S! ! !



quinta-feira, 26 de abril de 2012

Conhecer a língua francesa

     No passado dia 18 de abril, a Biblioteca Escolar acolheu uma atividade organizada pelos professores de Francês do agrupamento, que pretendia divulgar a língua francesa aos alunos do 6º E e motivá-los para a sua aprendizagem.
     A sessão foi orientada pela professora Dr.ª Véronique Delplancq e os alunos ficaram a conhecer melhor a França, a sua geografia, alguns monumentos e tradições. Cantaram uma canção de Vanessa Paradis e aprenderam algumas palavras em Francês! Por fim, provaram «du chocolat».
     Foram momentos apreciados por todos os participantes.





segunda-feira, 23 de abril de 2012

Para pensar sobre os Direitos de Autor...


Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

     Neste dia, a BE ofereceu um marcador de livros às turmas cujos alunos participaram em atividades alusivas ao Dia Mundial do Livro. No Clube de Leituras elaboraram-se frases e poemas sobre o tema, que depois se inscreveram em marcadores diferentes.
     Na BE, os escritores estiveram em destaque, com a exposição de biografias dos «Autores do Mês». Desta exposição fizeram parte os trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos do 2º ano.



sábado, 21 de abril de 2012

Conhecer os Livros, os Autores e a Biblioteca

      Como se aproximava o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a Biblioteca Escolar convidou os alunos do 2º e 3º ano a realizar atividades de reconhecimento dos livros e outros documentos, dos seus autores,  e também da forma como a biblioteca está organizada. 
     Os alunos do 2º ano pesquisaram na BE, consultando biografias de diversos escritores, que têm sido escolhidos como «Autor do Mês». Preencheram uma ficha sobre cada escritor, em trabalho de pequeno grupo.